FANDOM

Classificação indicativa é um recurso utilizado pelas emissoras de Tv para determinar o conteúdo veiculado durante a programação.A classificação pode variar de acordo com o conteudo veiculado pelas emissoras.

Niveis de classificação

  • Verde - indica que o programa em questão é recomendado para todos os públicos
  • Azul - indica que o programa pode conter cenas de violência leve. Não recomendado para menores de 10 anos.
  • Vermelho - indica que o programa em questão possuem cenas de nudez ou violência pesada. Não recomendado para maiores de 16 anos.
  • Preto – indica que o programa em questão contêm cenas de relação sexual explicita ou violência pesada. Por conter cenas inapropriadas para o público infantil e pré-adolescente, os mesmos sò podem ser veiculados após as23:00. Não recomendado para menores de 18 anos.

Evolução da classificação indicativa

A primeira experiência de introdução da classificação indicativa ocorreu em 1967 com a lei de imprensa.Pela lei imposta pela ditadura militar, estabelecia a ceñsura previa aos meios de comunicação existentes na época.Todo o conteúdo era submetido aos censores antes de ser veiculado ao pùblico.

Durante os primeiros anos, os militares baniram filmes e canções consideradas subversivas. Livros, jornais e revistas também foram alvos da censura durante a ditadura. Todos os filmes considerados subversivos foram proibidos de serem veiculados na TV. outros eram liberados após os cortes feitos pelos censores. Mesmo programas com classificação livre não escapavam dos cortes.

Apartir de 1979,a censura comecou a ser reduzida gradualmente, mas só foi abolida oficialmente em 1988. Uma decada depois, o assunto voltou a ser discutido. O motivo seria o excesso de conteudo erótico em horarios inadequados, nas quais grande parte do publico era composto por crianças e pré adolescentes.

O ministério da Justiça aprovou uma resolução estabelecendo novas regras para a veiculação de conteudo voltado para o publico adulto e infantil. A resolução entrou em vigor em 2000. A mudança trouxe efeitos imediatos. Nos primeiros anos, as emissoras cumpriram a resolução. Entretanto, decisões polêmicas levaram a justiça a tomar medidas mais duras contra as emissoras a partir de 2008. Nesse ano, as emissoras de tv dos estados com fuso horário atrasados em relação ao horário de Brasília passaram a retransmitir a programação respeitando fuso horário local. A medida afetou as emissoras desses estados. Inicialmente a TV Acre, afiliada da Rede Globo foi uma das afetadas pelas mudanças ocorridas nesse período.

Também no FANDOM

Wiki aleatória