FANDOM


O artigo a seguir descreve os acontecimentos relacionados a implantação da TV digital no Brasil.

Antecedentes

Embora a ideia de implantar a TV digital no Brasil seja antiga, a mesma só ganhou impulso a partir de 2007 quando o padrão japonês ISDB-T foi escolhido para a inauguração oficial. Enquanto isso, nos países desenvolvidos, os governos estavam se preparando para desligar o sinal analógico, estimulando a venda de conversores a preços acessíveis para as famílias de baixa renda.

Abaixo, um resumo cronológico sobre os acontecimentos que antecederam a chegada da TV digital e subsequentes no brasil.

Década de 1980

as primeiras pesquisas sobre a TV digital foram financiadas por universidades, emissoras de TV e fabricantes de aparelhos de TV nos EUA e na Europa. O objetivo era implantar a tecnologia a partir de 1994.

Década de 1990

as operadoras de TV por assinatura Sky e DirecTV chegam ao brasil em 1996 e trazem a tecnologia de transmissão digital DVB-S. Enquanto isso, começam as primeiras transmissões da TV digital nos EUA e na Europa.

1998

A primeira experiencia de transmissão de TV digital no brasil ocorreu em 1998. nesse ano, o laboratório de telecomunicação da USP fez uma parceria com a TV Cultura para uma transmissão do programa Vitrine. O projeto serviu de base para o desenvolvimento de um sistema próprio de tv digital para o brasil.

Decada de 2000

O governo federal inicia as negociações para a implantação da tv digital no brasil. O plano inicial era inaugurar as transmissões em meados de 2005, mas os planos foram adiados devidoa crise e as eleições presidenciais de 2002.

2005

Apòs a superação das incertezas politicas e economicas, o governo retomou as negociações para a implantação da tv digital no brasil com o proposito de oferecer o sinal a partir da copa do mundo de 2006.

2006

As emissoras iniciam os testes com os padrões existentes.

2007

após meses de testes, o governo escolhe o padrão japonês ISDB-T para inaugurar a TV digital no brasil. Os padrões ATSC(americano) e DVB-T(europeu) foram descartados devido aos custos de implantação elevados e a incompatibilidade com alguns aparelhos mais antigos.

Preparativos

as emissoras e fabricantes começam a investir em equipamentos e qualificação dos profissionais para que estes se familiarizem com os novos equipamentos.

Inauguração

  • 2 de dezembro: O presidente da republica inaugura oficialmente a TV digital em uma cerimonia realizado em São Paulo. O evento foi o primeiro a ser transmitido em alta definição. Horas depois do evento, as emissoras iniciaram as primeiras transmissões em HD.
  • 3 de dezembro: a novela Duas Caras se torna a primeira produção do gênero a ser transmitida em alta definição

2008

A Samsung lança o primeiro dispositivo movel com sintonizador de tv digital

Expansão

Após a inauguração, as redes nacionais iniciaram as transmissões em HD. Porem, a evolução foi muito lenta devido a uma série de fatores. A tabela a seguir traz a evolução das redes quanto a transição para o conteúdo em HD.

Evolução das transmissões em HD no Brasil

Rede

Inicio das transmissões no sinal digital

Primeira transmissão em HD

Programação 100% HD

Globo 2 de dezembro de 2007
SBT
Record
Band
RedeTV!

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória