FANDOM

Esporte Espetacular
Esporte Espetacular 2013 HD.jpg
Logotipo do programa.
Gênero Esportivo
Transmissão original 1ª Fase: 08 de dezembro de 1973 - 30 de abril de 1983
2ª Fase: 22 de março de 1987 - presente
País de origem Brasil
Emissora original Rede Globo
Idioma Português
Tema de abertura "Dr. Jeckle and Hyde Park" (Carnaby Street Pop Orchestra And Choir) (1973-2013)
Dr. Jeckle and Hyde Park (Instrumental) (2013-presente)

Esporte Espetacular é o nome de uma revista eletrônica semanal de esportes, exibida pela Rede Globo desde 8 de dezembro de 1973, sendo um dos mais antigos programas ainda em exibição da televisão brasileira: atualmente, o programa é apresentado nas manhãs de domingo, com apresentação de Fernanda Gentil e Flávio Canto.

O programa apresenta o resultado de competições de esportes aos quais a mídia dá pouca divulgação, como ginástica olímpica, hipismo; esportes radicais, como rafting, rapel, reportagens sobre aventuras, etc.

Quando há jogos na manhã de domingo, de vôlei, futebol de praia, futsal, etc., podem ser exibidos ao vivo durante o programa, assim como torneios de natação, entre outros.

O tradicional tema do programa, é Dr. Jeckle and Hyde Park, da Carnaby Street Pop Orchestra And Choir.

Em 5 de junho de 2011, o ex-jogador de de vôlei Tande passou a fazer dupla com Glenda Kozlowski na apresentação do programa. O apresentador Luís Ernesto Lacombe, que estava no programa desde 2004, passou a apresentar a coluna de esportes do Bom Dia Brasil. Já Luciana Ávila, que apresentava o Esporte Espetacular desde 2009, também deixou a apresentação em 2011, mas continuou no EE fazendo reportagens.

Em 26 de agosto e 2 de setembro de 2012, o programa, juntamente com a empresa de artigos esportivos Adidas, produziram uma campanha para a escolha do nome da bola da Copa do Mundo FIFA 2014.

Em 27 de janeiro de 2013, o jornalista Ivan Moré passou a apresentar o Esporte Espetacular ao lado de Glenda Kozlowski. Até então ele substituiria o titular Tande, que estava de férias. O ex-jogador de vôlei deveria voltar a apresentar o esportivo em 17 de fevereiro, mas Ivan Moré, que substituía com frequência Tiago Leifert na edição paulistana do Globo Esporte, acabou efetivado, confirmando as então especulações de um desejo da nova direção de esportes da Rede Globo de fazer mudanças na apresentação do EE. Com a mudança dos apresentadores, Tande passou a fazer reportagens especiais para o programa

No dia 8 de dezembro de 2013, o Esporte Espetacular muda a vinheta, logotipo, pacotes gráficos, além de completar os 40 anos. A trilha do programa vai ser instrumental, adaptando pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

Em 27 de julho de 2014, o jornalista Tiago Leifert apresentou o Esporte Espetacular ao lado de Glenda Kozlowski. Ele substituiu o titular Ivan Moré, que estava de férias. Depois, Ivan voltou ao comando.

Em julho de 2015, Ivan Moré deixa o comando da atração para apresentar o Globo Esporte de São Paulo, e em seu lugar entra Alex Escobar que passa a apresentar ao lado de Glenda Kozlowski.

Em agosto de 2016, é anunciada uma troca dos apresentadores do EE. Fernanda Gentil e Flávio Canto passam a apresentar o programa a partir de 04 de setembro. Alex Escobar voltará para o Globo Esporte do Rio de Janeiro e Glenda Kozlowski irá fazer reportagens e narrar eventos.

Quadros

  • Charge Espetacular

A bem-humorada visão do chargista Maurício Ricardo para situações cotidianas do esporte.

  • Papo Vai Papo Vem

As entrevistas no programa sempre com muita descontração e um toque especial dos repórteres e produtores.

  • Pratique Esporte Conquiste Saúde

O apresentador do Esporte Espetacular, Luís Ernesto Lacombe, mostra a importância da atividade física, sempre com acompanhamento de especialistas.

  • Ícaro de Paula

Ele não tem medo das frases de efeito e trabalha sempre com o bom humor na ponta da língua. É o repórter inclusivo que apronta todas no Esporte Espetacular. É conhecido pelo bordão "Estou Pronto!".

  • Na Estrada com o Galvão

Quadro apresentado por Galvão Bueno que traz uma série de entrevistas com as estrelas do esporte nacional.

  • EE de Bolsa

Quadro apresentado por Thalita Rebouças, com a colaboração das jornalistas Clicia Oliveira (Ge.com) e Cintia Barlem, com olhar feminino sobre o esporte.

Aberturas

São elas as aberturas desde 1973, os atletas são presentes nas aberturas do Esporte Espetacular, assim como o Globo Esporte.

  • 1976-1978 - Essa abertura tem imagens de Atletas Brasileiros e surgiu o logotipo da globo e o programa no meio da Abertura.
  • 1978-1981 - Essa abertura surgiu o logotipo no inicio. E Atletas Brasileiros foram adicionados no meio da abertura ao som do tema original.
  • 1981-1983 - Essa abertura surgiu fotos dos atletas brasileiros. E no final, surgiu o logotipo desde 1981. A música tema é uma instrumental estilizada.
  • 1987-1996 - A abertura reabriu o programa com novo instrumental (que é atualmente executada nas chamadas), os atletas foram modificados em desenhos, depois que saiu em 1983. E no final, o logotipo de 1981 foi jogado para transmitir o logotipo.
  • 1996-1997 - A versão curta da abertura de 1987 com regravação do arranjo, foi exibida no início do bloco. A outra vinheta que ganhou uma nova regravação paraDr. Jeckle and Hyde Park (que viria na vinheta de 2005-2013), foi exibida uma vinheta com imagens reais de atletas. E no final, o logotipo de 1981 (da cor vermelha) jogou novamente no chão.
  • 1997-2005 - Essa abertura, a canção tema ganhou nova roupagem, os atletas foram modificados novamente em 1997 nos fundos azuis e fundo verde. A vinheta foi movida para o logotipo no fim.
  • 2000-2005 - Adicionado o globo de vidro.
  • 2005-2013 - Essa abertura tem letra com atletas no fundo e a música da vinheta é a mesma executada em 1996. E no final, surgiu o zoom menos em SD e o Zoom mais em HD.
  • 2013-presente - Essa abertura, logotipo e atletas foram modificados no fundo preto e cinza. No fim, o logotipo de 1981 foi modificado com três cores: Verde-lima, Abacate e Verde-chá e o arranjo foi modificado.
Esporte Espetacular.jpg

Logotipo da vinheta de 2005 até o dia 01º de dezembro de 2013

Também no FANDOM

Wiki aleatória