FANDOM


Organizações Globo é um conglomerado de mídia brasileiro que administra a Rede Globo, além de possuir ações de empresas de TV por assinatura, como a NET, e empresas que atuam na área, como a Globosat.

História

As origens do Grupo Globo remontam a fundação do jornal O Globo em 1925 pelo empresário Irineu Marinho. Ele havia sido sócio de varias salas de cinema no Rio e um dos sócios do jornal A Noite. Ele morreu pouco tempo depois da fundação do jornal.

Seu filho Roberto Marinho herdou a empresa do pai e nomeou uma pessoa de confiança ligado a seu pai para administrar o jornal. Seis anos depois, ele assumiu a direção do jornal e deu inicio ao império que seria consolidado nas décadas seguintes.

o primeiro veiculo fundado por Roberto Marinho foi a Rádio Globo em 1944, sendo a primeira concessão de rádio do grupo. Outras rádios foram fundadas ou adquiridas de concorrentes nos anos seguintes.

Mas o principal pilar de sustentação do grupo estava para ser erguido. Com a chegada da TV na década de 1950, a rádio globo entrou com um pedido de uma concessão de TV, mas a oposição ao governo de Getúlio Vargas impediu o lançamento do novo canal ainda na década de 1950. somente em 1957, o presidente Juscelino Kubitscheck entregou uma concessão para a rádio globo por meio de um decreto presidencial. Cinco anos depois, o presidente João Goulart entregou uma concessão definitiva, também por meio de um decreto.

Com as conessões em mãos, a TV Globo entrou no ar em fase experimental em fevereiro de 1965. dois meses depois, a emissora entrou oficialmente no ar em 26 de abril do mesmo ano. Ainda na mesma epoca foi fundada a editora Globo, responsavel pela distibuição de varias revistas.

Organizações Globo

após a compra das rádios e da TV pertencentes as Organizações Victor Costa, a rádio globo muda seu nome corporativo para Organizações Globo. junto com a nova identidade,o grupo reorganizou suas empresas. As rádios passaram a ser gerenciadas pelo Sistema globo de ràdiö, enquanto as filiais de São Paulo e Belo Horizonte se uniram a matriz para formar a Rede Globo para a primeira transmissão em rede nacional ocorrida em 1969. Posteriormente, foi criada a gravadora Som Livre responsavel pela distribuição das trilhas sonoras das novelas da Globo.

Depois de consolidar a liderança na tv aberta, surgiram duas novas subsidiarias: a emissora de tv italiana Tele Monte Carlo, com 90% controle acionário e a Globosat, inaugurando um novo ramo de midia do grupo.

Trinta anos depois de inaugurar a primeira emissora de TV do grupo,é inaugurado o maior complexo de estudios da américa latina,o Projac. Em 2000,é inaugurado o portal de internet Globo.com, abrangendo todos os endereços do Grupo Globo.

Reorganização

Em julho de 2014, as Organizações Globo mudam sua identidade. A partir de então, passando a se chamar Grupo Globo


{{Predefinição: Grupo Globo)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória