FANDOM

MTV Brasil
Abril Radiodifusão S/A
MTV
Logotipo da MTV Brasil
Fundação 20 de outubro de 1990
Extinção 30 de setembro de 2013
Proprietário Grupo Abril
País de origem Brasil
Slogan Música pra tudo
Site mtv.com.br

MTV Brasil é uma emissora de televisão brasileira dedicada ao público jovem, com programas musicais, humorísticos e esportivos. É uma filial da MTV, criada em 20 de outubro de 1990 e pertence ao Grupo Abril.

Atualmente, é a maior rede segmentada do país, sendo a primeira do gênero à ser criada no país. A emissora pode ser assistida por vários modos, com canais de TV aberta em todo o país, além de estar na parabólica e em seu site oficial, o Portal MTV.

História

Antecedentes

Após obter a concessão do canal 32, o Grupo Abril cria a Abril Radiodifusão, uma subsidiaria destinada ao gerenciamento dos canais de TV por assinatura e aberta do grupo. Antes dessa investida, a abril perdeu a disputa das concessões para a Bloch Editores e o Grupo Sílvio Santos, devido as pressões políticas da cúpula ligada a ditadura militar. No mesmo ano, a abril forma uma Joint-Venture com a Viacom para implantar uma filial da MTV. A Viacom iniciava a expansão de seus canais de TV pela Europa e se preparava para entrar no mercado latino-americano.

Estréia

A estréia ocorreu no dia 20 de outubro de 1990. A nova emissora entrou no ar com muitas inovações: foi a primeira emissora de TV brasileira a transmitir sua programação em som estéreo e inaugurou um sistema robotizado que executa aleatoriamente os videoclipes solicitados. O primeiro videoclipe a ir ao ar foi uma versão de garota de Ipanema, interpretada pela cantora marina.Em sua primeira fase da emissora, dos 19 programas,15 eram dedicados a música pop. Outros programas que complementavam a grade da MTV tratavam de assuntos relacionados ao público Jovem, além do humorístico Saturday Night Live. Tudo isso em 14 horas de programação diária da emissora. Entre os principais apresentadores da primeira fase, incluem-se nomes como Thunderbird, Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, entre outros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória