FANDOM


Muito além do cidadão Kane é um documentário produzido pelo cineasta britânico Simon Hartog em parceria com a rede de TV britânica Channel Four. O documentário mostra como a globo influencia as pessoas com sua programação e a suposta relação com os governos da ditadura militar.

História

A ideia de produzir um documentário surgiu após uma visita do cineasta Simon Hartog ao Brasil em meados da década de 1980. Na ocasião, ele produziu um documentário que relaciona a ditadura militar e os filmes de pornochanchadas da época. Ele ficou surpreso com o fato de que ninguém havia produzido um documentário sobre a Globo. Ele iniciou a produção em 1990. Na ocasião, ele entrevistou políticos e personalidades da época, além de visitar uma família pobre de Salvador.

Após quase dois anos de gravações, o documentário começou a ser editado no inicio de 1992, mas durante o processo de edição, Simon Hartog morreu enquanto o documentário era finalizado. Ele enfrentava uma longa enfermidade. Após sua morte, o assistente de produção John Ellis assumiu o restante da produção.

Exibição

O filme estava planejado para ir ao ar em setembro de 1992, mas uma ação judicial obtida pela Rede Globo atrasou a exibição na TV por alguns meses. A globo alegava que a produção violava as leis de direitos autorais do país ao utilizar trechos de seus programas sem autorização da mesma, mas a ação foi rejeitada na corte britânica. Apòs vencer a batalha judicial, o documentário finalmente entrou no ar em 1993.

O filme

O documentário é dividido em quatro partes:

  • A primeira parte mostra a chegada da televisão ao Brasil e o polêmico acordo com o grupo americano Time Life.
  • A segunda parte traz três fatores que ajudaram a consolidar a liderança da Globo: novelas, chegada da TV em cores e o fim das duas principais concorrentes da Globo: Excelsior e Tupi. Também é mostrado o início do programa de integração nacional através de uma moderna rede de telecomunicações.
  • A terceira parte traz a posição da Globo após o fim da ditaura militar e como o jornalismo da Globo influencia no dia a dia das pessoas.
  • A quarta parte traz quatro historias veridicas sobre a globo:

-A primeira traz a omissão da Globo em relação ao crescimento do movimento sindical que tinha como um dos lideres era luís inacio da Silva, o lula.

-A segunda história traz a suposta manipulação dos resultados da eleição para governador do estado do rio de Janeiro, favoraveis ao candidato oficial da ditadura militar (moreira franco) contra o favorito (leonel Brizola), no escandalo conhecido como caso Proconsult.

-A terceira parte traz a omissão da Globo em uma reportagem sobre os 430 anos da cidade de são paulo. A reportagem menciona um comicio na praça da sé, sem fazer referência ao movimento das diretas Jà.

-A ultima història è a mais reveladora. Nela, os entrevistados contam como a globo montou uma operação para favorecer o candidato Fernando collor, que teve seu momento maximo durante uma edição do Jornal Nacional, com a reapresentação de trechos do debate do dia anterior.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória